segunda-feira, 1 de junho de 2009

Caminhada Contra a Obesidade


As expectativas criadas à volta desta actividade eram relativamente grandes, que mais não fosse pela responsabilidade que era conduzir crianças de tenra idade, alunos do pré- escolar e do 1.º ciclo, por um trajecto que implicava muita atenção e cuidados redobrados. A presença de elementos da GNR e dos Bombeiros transmitiram a todos os participantes a confiança necessária para se dar início à Caminhada Saudável Contra a Obesidade.
O grande grupo concentrado nos espaços exteriores da EB1 de Armamar partiu organizado às 9:45 h rumo ao itinerário previamente acordado junto das forças de segurança, num clima de descontracção e alegria. Pais, filhos, docente e não docentes caminharam cerca de 45 minutos por caminhos secundários em perfeita comunhão com a natureza, entoando cânticos e conversando animadamente. O impacto visual foi grande que mais não fosse pela grande adesão da família dos alunos e pelo efeito das T-shirts pintadas pelas várias docentes e não docentes das diversas salas de cada ano de escolaridade.
Findo o percurso e chegados novamente ao ponto de partida os participantes dirigiram-se para o recinto desportivo exterior onde teve logo lugar uma pequena sessão de aeróbica que pôs toda a gente animada , dançando e cantando. Seguiram-se actividades dinamizadas pela Cruz Vermelha de Alijó que dividindo os alunos por pequenas equipas abordaram de uma forma lúdica a questão da alimentação com recurso a um grande jogo da glória e o tema da prevenção do cancro da pele – “A escola do Sol”; os miúdos aderiram com entusiasmo e os participantes, no final, ainda receberam um tabuleiro em formato individual do Jogo da Alimentação e um BI da prevenção solar.
O dia estava tórrido e rapidamente o apetite chegou, depois de tanto exercício feito, chegou o almoço por todos esperado. Um almoço saudável e equilibrado como mandam as regras de uma boa alimentação. Os alunos, da parte da tarde voltaram às suas actividades normais, dentro da sala de aula pois o calor que se fazia sentir não permitia grandes actividades mais.
Os objectivos da actividade, F Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da prática regular de exercício; físico; F Alertar consciências para a importância de uma alimentação saudável; F Estreitar laços entre a escola e a família, levando esta última a tornar-se mais interventiva na vida escolar dos seus educandos; F Abrir a escola ao meio mediante o estabelecimento de parcerias com entidades exteriores, foram plenamente atingidos o que muito nos satisfaz e nos motiva a continuar a prever, num futuro próximo, mais actividades deste género.

I Festa do Leite



A actividade, proposta e dinamizada pelas docentes de Ciências do 3.º Ciclo, decorreu ao longo de todo o dia 28 de Maio na EB 2,3 Gomes Teixeira de Armamar,e foi dirigida à respectiva comunidade educativa.
Para a sua concretização foram tomadas atempadamente várias diligências junto de certas empresas, que após muitos e-mails, telefonemas e contactos pessoais lá acederem em connosco colaborar mediante a oferta dos seus produtos lácteos, nomeadamente os Lacticínios Paiva e a Danone.
A divulgação do evento foi feita mediante um enorme cartaz colocado no átrio central e que contou para a sua execução com a preciosa colaboração da professora Manuela Saavedra e os seus alunos; um cartaz adequado ao dia com símbolos relativos ao leite e seus derivados e que encheu o espaço cor e alegria.
Foram também elaborados cartazes mais pequenos por parte das professoras dinamizadoras, que foram afixados noutros pontos estratégicos da escola com o intuito de informar e sensibilizar o público-alvo para a importância do consumo de leite. Os autocolantes concebidos foram mais um detalhe para o enriquecimento da actividade.
No espaço onde a feira decorreu foi previsto um cantinho para colocar alguns metros de papel cenário onde os alunos foram convidados a participar deixando uma mensagem alusiva ao dia em geral e ao consumo de leite em particular. Foram muitas e variadas as mensagens que depois de analisadas por um júri isento foram seleccionadas as três melhores para atribuição dos 1.º, 2.º e 3.º prémios. A divulgação dos vencedores foi feita no final da actividade, afixando-se em local bem visível os três nomes ganhadores e respectivos slogans.
Da parte da manhã foram confeccionados batidos ricos em fruta ou chocolate, dando assim a todos os participantes sugestões de novas maneiras de consumir leite.
Da parte da tarde, foram feitos Kits individuais com os produtos oferecidos - queijo fresco, curado e uma modalidade de iogurte, sendo distribuídos por toda a comunidade escolar durante o intervalo, para agrado de todos conforme se pôde constatar pelas reacções imediatas de todos quantos se colocavam na fila.
Uma actividade com esta dimensão pressupõe um verdadeiro trabalho de equipa, sendo que o Conselho Executivo providenciou toda a parte logística, as funcionárias do bufete e o funcionário do centro de recursos deram uma ajuda no embalamento dos kits e na distribuição, a professora Manuela Saavedra com os seus alunos criaram um cartaz que deu mais vida ao átrio da escola e nós, as docentes dinamizadoras, complementámo-nos sempre no trabalho que era da nossa inteira responsabilidade num clima de grande colaboração e articulação. No final do dia o cansaço era evidente mas atenuado com a satisfação de termos conseguido levar a cabo uma actividade que por várias vezes teve que ser adiada devido a alguns contratempos, mas que acabaram por se conseguir resolver com muita perseverança e persistência. O nosso balanço individual é bastante positivo, sugerindo que em anos seguintes se prevejam no PAA outras iniciativas dentro do género.

Uma Aventura...



Uma aventura no Inverno
Numa noite de Inverno, a minha mãe disse-me para ir buscar lenha.
Quando ia acender a luz, vi um gato...
- Como te chamas, gato?
- Pantufa. E tu?
- Diogo.
- Como vieste aqui parar?
- O meu dono já tinha muitos gatos e deixou-me so-zinho.
- Estás com fome e frio?
- Sim, estou.
Vamos para a cozinha.
Dei-lhe ração, água e banho.
Ele perguntou-me se tinha uma cama. E eu respondi que sim.
Diogo Correira 4ºAno - EB1 de Aldeias

Dia da Mãe


Erramos - Pagamos / Corrigimos - Vivemos




No dia 8 de Janeiro, a turma do 8ºC viu um documentário chamado "Planeta Terra 2007", na aula de Ciências Naturais, mostrado pela professora Paula Cardoso. Esta aula foi extremamente enriquecedora porque fez-nos aperceber do que se passa no nosso planeta.
O mundo sofreu uma grave alteração nos últimos tempos. O seu principal culpado: o Homem.
Ao longo dos últimos anos, o Homem não tem tomado precauções nem pensado na Natureza que o rodeia. Milhares de milhões de árvores abatidas, animais em vias de extinção e já extintos, milhões de substâncias tóxicas lançadas na atmosfera que vêm a prejudicar a camada de ozono. Consequentemente, os raios ultra-violetas entram e prejudicam a saúde humana, animal e vegetal.
Durante o filme compreendia-se bem o terror que está a ser vivido hoje em dia. Felizmente, nem todo o Ser Humano pensa de maneira igual e depois de ter visto o documentário ganhei uma certa esperança em relação ao que se passa nos dias de hoje.
A maioria das estimativas diz que daqui a cinquenta anos o Homem não poderá viver na Terra devido a vários factores: aquecimento global, subida dos níveis das águas, destruição da camada de ozono, emissão de gases poluentes para a atmosfera, constante poluição das águas o uso de energias não renováveis, etc.
Mas ao contrário, prefiro antes dizer que há pessoas que se preocupam e diminuem cada vez mais os usos que as levam a provocar o acima referido.
Pessoas que se preocupam com o bem-estar dos animais, da Natureza, grandes empresas que usam energias renováveis, o aumento do uso de transportes públicos, etc.
Acredito sinceramente que com mais um esforço da parte de todos vamos a tempo de travar o mal que fizemos à "mãe" de todos nós e com o tempo voltaremos a ter o ar puro e a estabilidade do Planeta Terra de volta. Só espero que esse tempo seja para breve. Mas até lá, espero bem que o Homem mude a sua capacidade de ver o mundo e pense mais nos que estão ao seu redor e nele mesmo e, sobretudo actue depressa!


Ao longo deste ano lectivo e sob a ideia do nosso projecto educativo «Alimentação equilibrada, saúde melhorada», já foram algumas, as actividades desenvolvidas, no sentido de educarmos os mais novos e lembrar os mais velhos para a necessidade de termos uma alimentação saudável, variada e equilibrada. Tudo isto em prole de uma geração mais atenta aos problemas de saúde e consequentemente mais saudável.
Assim sendo, desenvolvemos actividades neste âmbito, junto da comunidade, distribuindo prospectos sobre o tema, fizemos visitas de estudo a lugares relacionados com a alimentação, nomeadamente a padarias, ficando a conhecer a forma de confeccionar os alimentos e as regras de higiene a eles inerentes.
Fizemos pequenas refeições saudáveis com frutos, legumes, experimentando novos sabores, bebemos sumos naturais e comemos na altura de épocas festivas os alimentos tradicionais como por exemplo, castanhas.
Houve sempre momentos para falarmos dos malefícios dos doces quando comidos em excesso e da higiene oral obrigatória, depois de os comermos. Entre as coisas sérias relacionadas com a alimentação brincamos aos cozinheiros, aos padeiros e até servimos as mães num «banquete» que lhe oferecemos no dia da mãe.


Jardim-de-infância da Folgosa do Douro

Alimentação



Na nossa escola fizemos bola
Convidámos a senhora Edite, mãe da nossa colega Beatriz, para no dia 19 de Fevereiro nos ensinar a fazer bola de chouriço.
Foi necessário os seguintes ingredientes: farinha; ovos; leite; água; azeite; fermento e chouriça.
Numa bacia misturámos a farinha, o fermento, a água, o leite, os ovos, o sal e o azeite.
A senhora Edite amassou tudo até a massa ficar macia. Quando terminou de amassar rezou a seguinte oração:
"São João te faça pão,
São Gonçalo não te faça insosso nem salgado,
Em louvor dos cinco dedos da mão." E rezámos um Pai Nosso.
Tapámos a massa com um pano e deixámo-la fermentar durante duas horas.
Enquanto a massa fermentava estivemos na sala a fazer outra actividade.
Passado duas horas a senhora Edite estendeu a massa num tabuleiro, colocou uma camada de chouriça e por cima mais uma camada de massa. Depois colocou o tabuleiro no forno.
Foi divertido aprendermos como se faz uma bola!


EB1 S.Cosmado

É preciso salvar Abril


LIBERDADE

Eu posso dizer que sou uma sortuda.
Não tenho medo de dizer o que penso
E posso dizê-lo para tudo e para todos.
A minha opinião não será inferior à dos outros.
Posso abrir as asas e voar para onde me apetecer.
Ninguém me pode impedir, eu sou livre.
Eu posso fugir, eu posso ficar.
Posso gostar e posso não gostar.
E se não estivermos de acordo?
E se tivermos ideias diferentes?
O que interessa?
Nunca mudará nada.
Porque somos livres.
Letícia Santos, 6º A

Feira de Minerais

Tal como previsto no Plano Anual de Actividades, nos dias 23, 24 e 25 de Março decorreu mais uma feira de minerais, rochas e fósseis, na nossa Escola, dinamizada pelas professoras do grupo de Biologia e Geologia.
Esta exposição foi preparada para toda a Comunidade Educativa em que, alunos, pessoal não docente, professores e demais visitantes puderam apreciar minerais de rara beleza e contactar com bonitos exemplares de rochas e fósseis. Todo o material da exposição (bijutarias e adornos) era composto por rochas e minerais verdadeiros.
Com esta actividade procurou-se desenvolver competências no domínio da Mineralogia, Geologia e Paleontologia e reconhecer a importância dos minerais e fósseis para o conhecimento da História do nosso planeta.
A afluência à feira foi francamente boa, permitindo que toda a comunidade educativa convivesse num ambiente sadio e informal, o que contribuiu para o estreitamento de laços entre todos.

A Visita dos Avós



No dia 6 de Maio, a nossa Biblioteca recebeu uma visita muito especial. Catorze avós do Lar da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso foram convidados pelos alunos do 5º A envolvidos no Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo (PNEE) a visitar a nossa escola.
A biblioteca foi ponto de passagem, ou melhor de paragem onde os alunos anfitriões os presentearam com uns belos textos.
Os avós retribuíram a oferta cantando, entre outras músicas o Hino dos Avós. Foi um momento bem animado e tanto os avós como os "netos" saíram com um sorriso no rosto em direcção ao salão do convívio onde os aguardava um lanche.
Os avozinhos são amiguinhos
Dos seus queridos netinhos
Dão-nos muitos carinhos
Em troca de muitos beijinhos
Catarina 5ºA
Os avós são simpáticos
E muito meiguinhos
E fazem sempre a vontade
Aos seus queridos netinhos

Os avós contam-nos histórias
Dos tempos que já lá vão
Eles até nos ensinam
A fazer o delicioso pão
José Filipe Carvalho 5ºA

Quando eram novos
Era diferente
A vida era mais complicada
E mais surpreendente!
Viveram momentos difíceis
Difíceis de suportar
Esses momentos
São para recordar!
Antigamente,
Trabalhava-se demasiado
Um homem
Ficava cansado!
Rita Almeida 5ºA