As expectativas criadas à volta desta actividade eram relativamente grandes, que mais não fosse pela responsabilidade que era conduzir crianças de tenra idade, alunos do pré- escolar e do 1.º ciclo, por um trajecto que implicava muita atenção e cuidados redobrados. A presença de elementos da GNR e dos Bombeiros transmitiram a todos os participantes a confiança necessária para se dar início à Caminhada Saudável Contra a Obesidade.
O grande grupo concentrado nos espaços exteriores da EB1 de Armamar partiu organizado às 9:45 h rumo ao itinerário previamente acordado junto das forças de segurança, num clima de descontracção e alegria. Pais, filhos, docente e não docentes caminharam cerca de 45 minutos por caminhos secundários em perfeita comunhão com a natureza, entoando cânticos e conversando animadamente. O impacto visual foi grande que mais não fosse pela grande adesão da família dos alunos e pelo efeito das T-shirts pintadas pelas várias docentes e não docentes das diversas salas de cada ano de escolaridade.
Findo o percurso e chegados novamente ao ponto de partida os participantes dirigiram-se para o recinto desportivo exterior onde teve logo lugar uma pequena sessão de aeróbica que pôs toda a gente animada , dançando e cantando. Seguiram-se actividades dinamizadas pela Cruz Vermelha de Alijó que dividindo os alunos por pequenas equipas abordaram de uma forma lúdica a questão da alimentação com recurso a um grande jogo da glória e o tema da prevenção do cancro da pele – “A escola do Sol”; os miúdos aderiram com entusiasmo e os participantes, no final, ainda receberam um tabuleiro em formato individual do Jogo da Alimentação e um BI da prevenção solar.
O dia estava tórrido e rapidamente o apetite chegou, depois de tanto exercício feito, chegou o almoço por todos esperado. Um almoço saudável e equilibrado como mandam as regras de uma boa alimentação. Os alunos, da parte da tarde voltaram às suas actividades normais, dentro da sala de aula pois o calor que se fazia sentir não permitia grandes actividades mais.
Os objectivos da actividade, F Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da prática regular de exercício; físico; F Alertar consciências para a importância de uma alimentação saudável; F Estreitar laços entre a escola e a família, levando esta última a tornar-se mais interventiva na vida escolar dos seus educandos; F Abrir a escola ao meio mediante o estabelecimento de parcerias com entidades exteriores, foram plenamente atingidos o que muito nos satisfaz e nos motiva a continuar a prever, num futuro próximo, mais actividades deste género.
O grande grupo concentrado nos espaços exteriores da EB1 de Armamar partiu organizado às 9:45 h rumo ao itinerário previamente acordado junto das forças de segurança, num clima de descontracção e alegria. Pais, filhos, docente e não docentes caminharam cerca de 45 minutos por caminhos secundários em perfeita comunhão com a natureza, entoando cânticos e conversando animadamente. O impacto visual foi grande que mais não fosse pela grande adesão da família dos alunos e pelo efeito das T-shirts pintadas pelas várias docentes e não docentes das diversas salas de cada ano de escolaridade.
Findo o percurso e chegados novamente ao ponto de partida os participantes dirigiram-se para o recinto desportivo exterior onde teve logo lugar uma pequena sessão de aeróbica que pôs toda a gente animada , dançando e cantando. Seguiram-se actividades dinamizadas pela Cruz Vermelha de Alijó que dividindo os alunos por pequenas equipas abordaram de uma forma lúdica a questão da alimentação com recurso a um grande jogo da glória e o tema da prevenção do cancro da pele – “A escola do Sol”; os miúdos aderiram com entusiasmo e os participantes, no final, ainda receberam um tabuleiro em formato individual do Jogo da Alimentação e um BI da prevenção solar.
O dia estava tórrido e rapidamente o apetite chegou, depois de tanto exercício feito, chegou o almoço por todos esperado. Um almoço saudável e equilibrado como mandam as regras de uma boa alimentação. Os alunos, da parte da tarde voltaram às suas actividades normais, dentro da sala de aula pois o calor que se fazia sentir não permitia grandes actividades mais.
Os objectivos da actividade, F Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da prática regular de exercício; físico; F Alertar consciências para a importância de uma alimentação saudável; F Estreitar laços entre a escola e a família, levando esta última a tornar-se mais interventiva na vida escolar dos seus educandos; F Abrir a escola ao meio mediante o estabelecimento de parcerias com entidades exteriores, foram plenamente atingidos o que muito nos satisfaz e nos motiva a continuar a prever, num futuro próximo, mais actividades deste género.






