segunda-feira, 1 de junho de 2009

Erramos - Pagamos / Corrigimos - Vivemos




No dia 8 de Janeiro, a turma do 8ºC viu um documentário chamado "Planeta Terra 2007", na aula de Ciências Naturais, mostrado pela professora Paula Cardoso. Esta aula foi extremamente enriquecedora porque fez-nos aperceber do que se passa no nosso planeta.
O mundo sofreu uma grave alteração nos últimos tempos. O seu principal culpado: o Homem.
Ao longo dos últimos anos, o Homem não tem tomado precauções nem pensado na Natureza que o rodeia. Milhares de milhões de árvores abatidas, animais em vias de extinção e já extintos, milhões de substâncias tóxicas lançadas na atmosfera que vêm a prejudicar a camada de ozono. Consequentemente, os raios ultra-violetas entram e prejudicam a saúde humana, animal e vegetal.
Durante o filme compreendia-se bem o terror que está a ser vivido hoje em dia. Felizmente, nem todo o Ser Humano pensa de maneira igual e depois de ter visto o documentário ganhei uma certa esperança em relação ao que se passa nos dias de hoje.
A maioria das estimativas diz que daqui a cinquenta anos o Homem não poderá viver na Terra devido a vários factores: aquecimento global, subida dos níveis das águas, destruição da camada de ozono, emissão de gases poluentes para a atmosfera, constante poluição das águas o uso de energias não renováveis, etc.
Mas ao contrário, prefiro antes dizer que há pessoas que se preocupam e diminuem cada vez mais os usos que as levam a provocar o acima referido.
Pessoas que se preocupam com o bem-estar dos animais, da Natureza, grandes empresas que usam energias renováveis, o aumento do uso de transportes públicos, etc.
Acredito sinceramente que com mais um esforço da parte de todos vamos a tempo de travar o mal que fizemos à "mãe" de todos nós e com o tempo voltaremos a ter o ar puro e a estabilidade do Planeta Terra de volta. Só espero que esse tempo seja para breve. Mas até lá, espero bem que o Homem mude a sua capacidade de ver o mundo e pense mais nos que estão ao seu redor e nele mesmo e, sobretudo actue depressa!

Sem comentários: