segunda-feira, 1 de junho de 2009

I Festa do Leite



A actividade, proposta e dinamizada pelas docentes de Ciências do 3.º Ciclo, decorreu ao longo de todo o dia 28 de Maio na EB 2,3 Gomes Teixeira de Armamar,e foi dirigida à respectiva comunidade educativa.
Para a sua concretização foram tomadas atempadamente várias diligências junto de certas empresas, que após muitos e-mails, telefonemas e contactos pessoais lá acederem em connosco colaborar mediante a oferta dos seus produtos lácteos, nomeadamente os Lacticínios Paiva e a Danone.
A divulgação do evento foi feita mediante um enorme cartaz colocado no átrio central e que contou para a sua execução com a preciosa colaboração da professora Manuela Saavedra e os seus alunos; um cartaz adequado ao dia com símbolos relativos ao leite e seus derivados e que encheu o espaço cor e alegria.
Foram também elaborados cartazes mais pequenos por parte das professoras dinamizadoras, que foram afixados noutros pontos estratégicos da escola com o intuito de informar e sensibilizar o público-alvo para a importância do consumo de leite. Os autocolantes concebidos foram mais um detalhe para o enriquecimento da actividade.
No espaço onde a feira decorreu foi previsto um cantinho para colocar alguns metros de papel cenário onde os alunos foram convidados a participar deixando uma mensagem alusiva ao dia em geral e ao consumo de leite em particular. Foram muitas e variadas as mensagens que depois de analisadas por um júri isento foram seleccionadas as três melhores para atribuição dos 1.º, 2.º e 3.º prémios. A divulgação dos vencedores foi feita no final da actividade, afixando-se em local bem visível os três nomes ganhadores e respectivos slogans.
Da parte da manhã foram confeccionados batidos ricos em fruta ou chocolate, dando assim a todos os participantes sugestões de novas maneiras de consumir leite.
Da parte da tarde, foram feitos Kits individuais com os produtos oferecidos - queijo fresco, curado e uma modalidade de iogurte, sendo distribuídos por toda a comunidade escolar durante o intervalo, para agrado de todos conforme se pôde constatar pelas reacções imediatas de todos quantos se colocavam na fila.
Uma actividade com esta dimensão pressupõe um verdadeiro trabalho de equipa, sendo que o Conselho Executivo providenciou toda a parte logística, as funcionárias do bufete e o funcionário do centro de recursos deram uma ajuda no embalamento dos kits e na distribuição, a professora Manuela Saavedra com os seus alunos criaram um cartaz que deu mais vida ao átrio da escola e nós, as docentes dinamizadoras, complementámo-nos sempre no trabalho que era da nossa inteira responsabilidade num clima de grande colaboração e articulação. No final do dia o cansaço era evidente mas atenuado com a satisfação de termos conseguido levar a cabo uma actividade que por várias vezes teve que ser adiada devido a alguns contratempos, mas que acabaram por se conseguir resolver com muita perseverança e persistência. O nosso balanço individual é bastante positivo, sugerindo que em anos seguintes se prevejam no PAA outras iniciativas dentro do género.

Sem comentários: