

Nos dias 14 de Janeiro e 4 de Fevereiro realizou-se uma Acção de Formação em Moodle na Sala de Informática sobre a plataforma de ensino/aprendizagem Moodle, dinamizada pelos professores Fernanda Rocha e José Carreira.
O objectivo desta acção de formação foi explorar as funcionalidades da plataforma, promovendo o desenvolvimento curricular, a integração transdisciplinar das TIC, a elaboração de recursos educativos digitais e a sua aplicação no processo de ensino/aprendizagem, de forma a fomentar o desenvolvimento de mais e melhor ensino e aprendizagem.
Pretendeu-se ainda promover a reflexão sobre metodologias de aplicação das TIC no processo de ensino/aprendizagem, incentivar a produção, pelos professores, de materiais de apoio ao ensino e sua disponibilização on-line, prolongando os momentos de aprendizagem no tempo e no espaço.
O objectivo desta acção de formação foi explorar as funcionalidades da plataforma, promovendo o desenvolvimento curricular, a integração transdisciplinar das TIC, a elaboração de recursos educativos digitais e a sua aplicação no processo de ensino/aprendizagem, de forma a fomentar o desenvolvimento de mais e melhor ensino e aprendizagem.
Pretendeu-se ainda promover a reflexão sobre metodologias de aplicação das TIC no processo de ensino/aprendizagem, incentivar a produção, pelos professores, de materiais de apoio ao ensino e sua disponibilização on-line, prolongando os momentos de aprendizagem no tempo e no espaço.
O que é o Moodle?
O Moodle é um Sistema Online de Gestão da Aprendizagem e de Trabalho Colaborativo que permite desenvolver e organizar actividades pedagógicas, assim como trabalho colaborativo ao nível de projectos, portfolios e disciplinas.
Vantagens:
- Ser freeware opensource.
- Ser extremamente mutável consoante as necessidades do professor ou administrador.
- A quantidade de actividades disponíveis e a possibilidade de inserir multimédia (texto, áudio, vídeo).
- Controle de grupos de trabalho e acessos.
- Enorme comunidade de utilizadores.
O Moodle é um Sistema Online de Gestão da Aprendizagem e de Trabalho Colaborativo que permite desenvolver e organizar actividades pedagógicas, assim como trabalho colaborativo ao nível de projectos, portfolios e disciplinas.
Vantagens:
- Ser freeware opensource.
- Ser extremamente mutável consoante as necessidades do professor ou administrador.
- A quantidade de actividades disponíveis e a possibilidade de inserir multimédia (texto, áudio, vídeo).
- Controle de grupos de trabalho e acessos.
- Enorme comunidade de utilizadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário